Reflita sobre as possibilidades de interação e interatividade na rede mundial de computadores e como estas colaboram na produção de documentos textuais.
Mesmo que se fale muito sobre interação através de redes telemáticas e a “interatividade” aparecer como palavra da moda, poucos estudos têm se dedicado à temática. À medida que a tecnologia informática se populariza, aumenta a necessidade de a comunidade cientifica se ocupar dessa questão.
O conceito de interatividade sofre hoje um uso por demais elástico e impreciso. Interativo e Interatividade servem hoje como slogan ou marca de produtos que vão de revistas de passatempos até mesmo produtos de beleza. Além disso, praticamente todo software é apresentado como interativo.
O maior diferencial dessa prática é a interatividade, através dessa possibilidade, um aluno pode escolher que tópicos quer ler, pode obter feedback em testes de múltipla escolha, e pode voltar quantas vezes quiser aos pontos que ainda não entendeu.
Leva o professor a usar as novas técnologias na construção de material didático para utilização em sala de aula.Preparar uma aula com o uso do editor de texto, elaborar uma pesquisa de sites educacionais de acordo com a disciplina, reuní-los em um arquivo para disponibilizar para outros professores. Quando o professor convida o aprendiz a um site, ele não apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribui pedagogicamente para a inclusão desse aprendiz
Na perspectiva da interatividade, o professor pode deixar de ser um transmissor de saberes para converter-se em formulador de problemas, provocador de interrogações, coordenador de equipes de trabalho, sistematizador de experiências, e memória viva de uma educação que, em lugar de prender-se à transmissão, valoriza e possibilita o diálogo e a colaboração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário